
Categoria: Artigos
Data: 26/08/2025
“Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas...as quais ele chama pelo nome;” (Isaías 40.26)
Os problemas da vida podem nos encurvar a ponto de não olharmos mais para cima. Para contemplarmos a grandeza do criador e a majestade da criação precisamos erguer os olhos. O rei Davi foi enfático em escrever: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos.” (Sl 19.1). O apóstolo Paulo, no mesmo diapasão, relata: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.” (Rm 1.20).
Quando Deus convoca o exército de estrelas, chamando cada uma pelo nome, nenhuma se ausenta. O criador não apenas as criou, mas batizou cada uma com um nome. Existem mais estrelas no firmamento do que todos os grãos de areia das praias e desertos do nosso planeta. Deus convoca cada uma delas, chamando-as pelo nome, e prontamente elas aparecem.
Deus conhece cada uma das cerca de mais de sessenta trilhões de células vivas do nosso corpo. Ele conhece cada fio de cabelo da nossa cabeça. Ele sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. Nele tudo subsiste. Ele criou, preserva e governa todas as coisas. Todas as coisas existem para o louvor da sua glória e para o bem do seu povo.